Loja Zaion

ZAION STREET SURF WEAR

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A NECESSIDADE DE SE PASSAR PELO VAU DE JABOQUE

   A necessidade de se passar pelo vau de Jaboque (Gn 32.22-32)

    Por que e para que precisamos passar pelo vau? 
Porque somos chamados à ser Israel e para que isso ocorra, o Jacó que existe dentro de nós, deve ser transformado.

Na família de Jacó haviam muitos problemas, dentre eles:
a) Separação: Isaque amava Esaú e Rebeca amava Jacó(Gn 25.28)
b) Lei de Gerson(levar vantagem sem se preocupar com ética ou moral): (Gn 25.30,31)
c) Fofoca: ouvia a conversa de Isaque e Esaú, para então contar a Jacó(Gn 27.6)
d) Dar ouvidos a voz humana e não aos princípios de Deus: (Gn 27.8,13)
e) Ganância: não se preocupar com a maldição para conseguir aquilo que almeja(Gn 27.13)
f) Mentira: Jacó mentiu para o seu pai, passando-se por Esaú(Gn 27.19)

   O "vau" era um estreito do rio, onde podia-se passar a pé ou a cavalo."E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem."(Mt 7.14)

   O ribeiro, foi um marco na vida de Jacó. Ele precisa ficar a sós com Deus(Gn 32.24), foi onde ele lutou, chorou e suplicou(Os 12.4). Havia um desejo enorme de mudança, havia medo, angústia, incredulidade, conflitos internos pelas lembranças de 20 anos atrás que o atormentavam(Gn 32.7,9,20). Chegou um momento em que Jacó precisava dar um basta nas lutas com os homens, visto que nestas ele sempre prevaleceu, para então lutar com Deus. Ele estava determinado a conseguir a benção de Deus, para então tornar-se abençoador.

   Na Bíblia Sagrada, as águas sempre foram utilizadas como um marco na vida das pessoas: 
O dilúvio marcou um novo recomeço(Gn 6-8); o mar vermelho, a liberdade proporcionada por Deus(Ex 12-15);  o rio Jordão, a purificação das enfermidades(2 Rs 2.5) e também o inicio de um ministério(2 Rs 2.14); o Tanque de Siloé, marcou a vida de muita gente que tinham esperança; hoje através do batismo nas águas, o cristão é marcado, selado e transformado através do sepultamento de uma vida pecaminosa e renascimento para uma vida em Cristo.

  Jacó lutou com Deus e prevaleceu, porém para que ele não se exaltasse, assim como aconteceu com o apóstolo Paulo(2 Co 12.7) recebeu um toque e ficou manco para o resto de sua vida. Foi abençoado e agora não se chama mais Jacó e sim Israel. Agora todos os que o via queria saber o que aconteceu com o velho Jacó, quais foram os motivos da mudança. Quando Deus muda o nome de alguém é porque Ele quer mudar o caráter. A Boa Nova é que Ele já tem preparado um novo nome para todos nós, cristãos,(Ap 2.17) cumprindo-se a profecia de Isaías 65.15. Glórias a Deus. Façamos a nossa parte, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo(Ef 4.15).


 Pense nisto, VIVA EM CRISTO e Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário