Loja Zaion

ZAION STREET SURF WEAR

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O FRUTO DO ESPÍRITO - LONGANIMIDADE



 "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei."(Gl 5.22,23).

Longanimidade (gr. makrothumia): Tolerância, Paciência e Perseverança:

   As pessoas que possuem esta virtude do Espírito Santo, executam de modo complacente as tarefas mais desprezíveis ou árduas como se servisse ao próprio Deus.
   Após o apóstolo Paulo falar sobre a "paz" ele irá falar sobre a "paciência". O cristão que tem paz, consequentemente tem paciência e o contrário também é verdadeiro. 
   Na divisão que utilizamos na introdução, paz é a última virtude do primeiro grupo, nosso relacionamento com Deus. Paciência é a primeira virtude do segundo grupo, nosso relacionamento com o próximo. Observe que ambas estão intimamente ligadas propositalmente pelo Espírito.

Vejamos a operação da longanimidade na vida do cristão:

1)   Suporta as implicações e provocações dos outros;
2) Suporta todas as tribulações e dificuldades da vida sem murmurar ou reclamar;
3)   Recusa-se a entregar-se à paixão ou às explosões de ira;

   Paulo observou que os gálatas necessitavam muitíssimo de paciência e por isso enfatizou esta virtude. Podemos notar nas suas palavras que provavelmente  eles estavam se dividindo por causa das muitas contendas e por dar ouvidos a falsos profetas,  estavam abandonando o Evangelho(Gl 5.7), estavam brigando entre sí ao ponto de quase matar um ao outro(Gl 5.15). Neste cenário é que Paulo contrasta as obras da carne com o do Espírito.

   Vejamos agora a procedência da longanimidade.
   Atributo de Deus: 
O SENHOR é longânimo e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão”(Nm 14.18). O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno.(Sl 103.8) 

Atributo de Cristo: 
Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna(1Tm 1.16).

   A quem é destinada a longanimidade? 
  Atributo proposto ao homem:  
"com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,"(Ef 4.2); "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade; Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;"
(Cl 3.12,13);
Atributo do cristão a ser imitadopara que não façais negligentes,  mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.(Hb 6.12). 

Atributo da igreja: contra a hostilidade do mundo. Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus,(Rm 15.5)

Por fim a longanimidade deve ser: 
Algo continuo na vida do cristão: Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas.(Tg 5 .7)

Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.(Tg 5.11)

Viva Em Cristo, um forte abraço e que Deus te abençoe.
Pastor Edson
 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O FRUTO DO ESPÍRITO - PAZ



 "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei."(Gl 5.22,23)

   Paz = Shalom(hb) e Eirene(Gr), ambos tem o mesmo significado que é basicamente: justeza(no sentido dos pratos da balança em equilíbrio), saúde, prosperidade, bem-estar geral e, enfim, bom relacionamento entre o ser humano e Deus. 

     O profeta Isaías profetizou a respeito do Messias, o qual seria chamado Príncipe da Paz” Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;"(Is 9,6) também disse que seu reino nunca teria fim “para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino”(Is 6.7). 
   Igualmente, Miquéias profetizou que o Messias iria instaurar um reino de paz. "Este será a nossa paz. Quando a Assíria vier à nossa terra e quando passar sobre os nossos palácios, levantaremos contra ela sete pastores e oito príncipes dentre os homens."(Mq 5.5). 

    Para que a promessa se cumprisse, a paz veio por intermédio de Jesus(At 10.34-36) e posteriormente pelo seu sangue Ele iria unir judeus e gentios: "Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,(Ef 2.14,15).

    A Paz é uma característica do Reino de Deus “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo(Rm14.17). A Paz é o 1º fruto perceptível do perdão de pecados: "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo"(Rm5.1);  A paz que recebemos não é igual a paz que encontramos no mundo, ela é gerada por meio do Espírito Santo que habita dentro de nós: "mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."(Jo 14.26,27).

    O homem pecador sem Cristo está terrivelmente perdido e condenado ao inferno. Somente Cristo pode mudar esta sentença:
   Jeremias predisse assim: "Pode o etíope mudar sua pele ou o leopardo as suas manchas? Nesse caso também vós podereis fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal?"(Jr 13.23). Seguindo mesmo raciocínio Isaías escreveu: "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar, nem o seu ouvido agravado para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça."(Is 59.1,2). 

    Todo cristão deve viver em paz com todos, para que Deus esteja nele verdadeiramente. "Quanto ao mais, irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco."(2 Co13.11).
   Se atentarmos para o sermão da montanha, vamos ver que felizes são aqueles que promovem a Paz: "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus."(Mt 5.9).

    As pessoas que não conhecem a Jesus Cristo não conhecem a verdadeira paz com Deus,  porque seus pecados estão sempre diante deles. Certos de que  terão de prestar contas a Deus no julgamento final, são possuidores de uma falsa paz. Semelhantemente nós cristãos também teremos que comparecer diante deste tribunal, porém enquanto vivemos neste corpo e termos o Espírito Santo habitando dentro dele, sabemos e podemos confiar que temos um intercessor e um advogado junto ao Pai(1 Jo 2.1) que advoga nossas causas e por isso temos paz.    
   O apóstolo Paulo nos disse assim: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus."(Fp 4.6,7). Esta é a segurança de todo e verdadeiro Cristão.



Em Cristo, um forte abraço e que Deus te abençoe.

Pastor Edson



sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O FRUTO DO ESPÍRITO - ALEGRIA



   "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei."(Gl 5.22,23)

ALEGRIA ou GOZO. (Gr. chara); sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus.

  
   A alegria do cristão não é momentânea e falsa, pois é gerada em Deus, produzida pelo Espírito Santo e habita naqueles que foram regenerados. Nós a experimentamos somente a medida em que permanecemos em Cristo(Jo 15.1-11). É uma plena alegria que não depende das circunstâncias e mesmo diante das dificuldades, os filhos de Deus não desanimarão, ela impulsiona o crente a permanecer firme nas promessas do Senhor, visto que está intimamente ligada a sua Palavra, à obediência aos seus mandamentos(Jo 15.7,10,11) e à separação do mundo(Jo 17.13-17).

   A alegria possui uma fonte em resposta a uma promessa. É companheira da Salvação da pessoa e do corpo de Cristo. Também podemos experimentá-la mesmo em grandes tribulações, vejamos:


      1º) A alegria provem de Deus:

o qual, nas gerações passadas, permitiu que todos os povos andassem nos seus próprios caminhos; contudo, não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e de alegria.”(At 14.16,17)

            a) Há alegria quando estamos na presença de Deus:

Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.”(Sl 16.11) 

     2º) A alegria é uma promessa de Deus

Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.”(Jo 16.22)

    3º) A alegria é parte integrante da nossa Salvação em Cristo Jesus:  
    "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais(alegrais), embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações,"(1 Pe 1.3-6)

Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.”(Sl 51.12)

     4º) A alegria por fazermos parte da família de Deus:

E também diz: Alegrai-vos, ó gentios, com o seu povo.”(Rm 15.10)

     5º) A alegria pode ser experimentada mesmo na tribulação:

Coletivamente:Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinados a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando”(1 Pe 4.12,13).


Individualmente:Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja;”(Cl 1.24).

   Vale lembrar que a epístola aos Filipenses, conhecida como epístola da alegria, foi escrita em grande tribulação da parte do apóstolo Paulo que encontrava-se encarcerado em uma prisão. Mesmo assim não vemos um homem desanimado, triste ou decepcionado, muito pelo contrário. O ápice da carta está no capítulo quatro: "Alegrai-vos, sempre, no Senhor; outra vez vos digo alegrai-vos."(Fp 4.4).


Em Cristo, um forte abraço e que Deus te abençoe.

Pastor Edson



quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O FRUTO DO ESPÍRITO - AMOR

   "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei."(Gl 5.22,23)

   Para melhor entendimento desse nosso estudo vamos dividir os nove  atributos do fruto do Espírito em três partes :
1) Relacionamento com Deus: Amor, Alegria e Paz;
2) Relacionamento com o próximo: Longanimidade, Benigdade e bondade;
3) Relacionamento conosco: Fidelidade(Fé), Mansidão e Domínio próprio;

   Quando uma pessoa recebe a Jesus como seu Senhor e Salvador, o Espírito Santo vem habitar dentro da pessoa. Nas sagradas escrituras está escrito que somos templo(morada) do Espírito Santo(1 Co 3.16). Por isso podemos nos relacionar com Deus, podemos cumprir o mandamento de amar a Deus de todo coração, alma e pensamento(Mt 22.37), podemos amar o próximo como amamos a nós mesmos(Mt 22.39) e poderemos até amar o próximo como Jesus nos amou(Jo 13.34).  Termos a certeza disso pois, Ele nos amou primeiro com "amor ágape".  “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado” (Rm 5.5).

    Este amor é a base e o fundamento onde todos os outros atributos são edificados. O apóstolo Paulo diz que em primeiro lugar quando estamos unidos a Cristo, o amor atua ou age através da nossa fé(Gl 5.6). Em segundo lugar, pelo amor que está em nós, podemos servir uns aos outros sem impor nada a ninguém(Gl 5.13). E em terceiro lugar, toda lei se resume em amar o próximo como a nós mesmos(Gl 5.14).

   Ninguém pode dizer que tem um fruto e o outro não; o que pode acontecer é que alguns frutos amadurecem mais rápido que outros. Jesus disse que toda vara que está nele e não dá fruto ele corta e aquela que dá fruto ele a limpa(pela palavra) para que de mais fruto(Jo 15.2). Pelo contexto de João 15 entendemos que o fruto que Jesus se refere é o amor. 

   O amor(ágape) nos constrange e leva-nos a agir ao contrário daquilo que a lógica estabeleceu como padrão. Na primeira carta aos Corintios no capítulo 13 temos o exemplo daqueles que nasceram do Espírito: vivem um amor que não busca seus próprios interesses, dons e obras sem amor, nada é perante Deus. 
   
   Também aprendemos muito sobre o amor, com João, conhecido como o apóstolo do amor. Na sua primeira carta ele procura mostrar que o amor é a evidência da salvação na vida do cristão, vejamos:

1ª prova: "Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte."(1 Jo 3.14). Então a primeira evidência da nossa salvação é se amamos realmente os nossos irmãos em Cristo Jesus. 
   Paulo compara a "morte e a vida" com as  "obras da carne e viver no Espírito" e os que pendem mais para carne, são inimigos de Deus (Rm 8.6,7);

2ª prova: "Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou"(1 Jo 3.23). João procura mostrar-lhes que a fé em Jesus Cristo é suficiente para salva-los e através da fé eles podem cumprir o mandamento. 

3ª prova:  "Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado"(1 Jo 4.12). E também no evangelho João disse que ninguém jamais viu a Deus, mas o Filho o fez conhecer. Portanto é possível ver Deus através de nossas vidas, quando esta manifesta o amor de Deus. 

4ª prova: No evangelho de João encontramos a seguinte declaração: "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros"(Jo 13.35). Só podemos ser chamados de discípulos de Jesus, se amamos uns aos outros. E isso se observarmos o versículo anterior, é um mandamento, não é opcional. Pois como está escrito na epístola "Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor"(1 Jo 4.8). O amor então servirá de base para todos os outros atributos do fruto do Espírito.


Em Cristo, um forte abraço e que Deus te abençoe.
Pastor Edson