Loja Zaion

ZAION STREET SURF WEAR

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

OS TRÊS NÍVEIS DA NEGATIVA DE PEDRO

OS TRÊS NÍVEIS DA NEGATIVA DO APÓSTOLO PEDRO.
(Átrio, Lugar Santo e o Santíssimo Lugar)

   Utilizando a figura do tabernáculo quero ilustrar quatro grupos de pessoas.
   O primeiro deles são aqueles que ainda não estão no "Átrio", pois não encontraram a porta de acesso(Jo 10.9). São as pessoas mundanas que não conhecem e nem reconhecem que Jesus é SENHOR.

   Vejamos os outros três grupos aos quais estamos(cristãos) incluídos:

"Estando Pedro embaixo no pátio(átrio), veio uma das criadas do sumo sacerdote"(Mc 14.66).

   O "Átrio" era o local reservado para os convidados, para os sacerdotes e para os levitas prestarem adoração e oferecer sacrifícios de animais em holocausto a Deus. É onde está o segundo e maior grupo de cristãos. Aqui há pessoas não convertidas verdadeiramente, há adoradores e também muitos obreiros da casa do Senhor. Aqui encontra-se pessoas que dizem conhecer a Deus, mas O negam com suas atitudes, comportamentos e com as suas palavras. Aqui estão pessoas com poucas experiências com Deus e que apesar do véu literal ter sido rasgado(Mt 27.51), estas não almejam entrar no santíssimo lugar e nem ousam isso(Hb 10.19), estão satisfeitas com suas vidas naturais e seus pensamentos terrenos. 

"E, saindo para o alpendre(vestíbulo), foi ele visto por outra criada...(Mt 26.41)

   O vestíbulo é o primeiro cômodo que dá acesso aos outros cômodos principais, que em minha ilustração se refere ao "Lugar Santo". O "Lugar Santo" estava destinado apenas aos sacerdotes que serviam ao Senhor. Estes cuidavam da mesa dos pães da proposição, mantinham o candelabro sempre aceso e preparavam o incensário. 
   O livro de Apocalipse diz que Deus nos constituiu para Ele, reis e sacerdotes(Ap 1.6). Então olhando novamente para figura do tabernáculo, vemos que aqui também encontra-se um segundo grupo de pessoas. Pessoas que através da Ceia do Senhor,  participam do mesmo pão, o pão vivo que desceu do céu(Jo 6.35), pessoas que se reúnem num mesmo lugar para ter comunhão umas com as outras, pessoas batizadas com o Espírito Santo, pessoas adoradoras, presbíteros, evangelistas e  pastores. Mas por muito pouco ou quase nada, facilmente apostatam da fé, murmuram igual criança, quando não é atendida, deixam de frequentar as congregações, fazendo exatamente o contrário do que está escrito na carta aos hebreus(Hb 10.25). E assim elas negam a Cristo de várias maneiras.  

Finalmente temos o terceiro grupo, vejamos:
 "Mas Pedro insistia: Homem, não compreendo o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo."(Lc 22.60,61)

   O "Santíssimo Lugar" também chamado de "Santo dos Santos" era o local mais inferior da tenda. Era  neste lugar que ficava a Arca da Aliança, símbolo da aliança mosaica e da presença de Deus em Israel. Ali o sumo-sacerdote se apresentava uma vez por anos para fazer expiação pelo seu pecado e também de todo povo, esse dia era conhecido como "O Dia do Arrependimento"(Yom Kipur). 
   Então vejamos: Quando Pedro negou a Cristo pela terceira vez, Lucas diz que Jesus olhou para ele. Recorrendo ao evangelho de João, ele narra que Jesus havia sido conduzido a presença do sumo-sacerdote Caifás(Jo 18.24-27), isto é tremendo! Então veja que Pedro estava diante de Jesus, que é Deus. Na visão do tabernáculo, Pedro estava no Santíssimo Lugar, na presença imediata de Deus e foi ali que ele O negou pela terceira vez. 
   Então é possível um cristão, convertido(achou a porta), seguidor de Cristo(já tomou sua cruz), batizado nas águas(bacia de bronze), batizado com e no Espírito(candelabro), participante da mesa do Senhor(mesa de pães), adorador(altar de incenso), ministro do Senhor(arca da aliança) negar a Cristo. 

   Pedro chegou a pedir que maldições viesse sobre ele, caso o que ele estava dizendo não fosse verdade, isto é, que ele realmente não conhecia Jesus(Mc 14.71). Pedro estava apavorado, com muito medo do que poderia lhe acontecer, Pedro não queria morrer, o pavor o fez esquecer do que ele disse poucas horas antes: "Ainda que me seja necessário morrer contigo, não te negarei"(Mt 26.35). Hoje sabemos que "Deus não nos deu espírito de medo, mas de fortaleza, de amor e de moderação"(2Tm 1.7). Hoje em dia vemos pessoas como Pedro, com seus altos e baixos, pessoas que abandonam Cristo e o Evangelho por muito menos: um carro, uma casa, uma doença que não sara, um familiar que não se converte e coisas semelhantes a estas. 

   Concluo retomando o que eu disse no inicio, que o véu foi rasgado e por isso temos livre acesso ao Pai. Mas apenas saber disso não é suficiente, eu devo almejar isto, eu devo desejar esta comunhão com o Eterno e buscar isto em oração a todo tempo. 
   Porque muitos contentam-se em estar no Átrio, poucos chegam ao Santo Lugar e uma minoria ao Lugar Santíssimo. 

   A grande pergunta é: por que negamos Cristo com tanta facilidade? 
Para ajudar nesta questão vejamos o que Paulo escreveu para os Corintios:
"Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado."(2Co 3.14,15). 
   Talvez esta seja a resposta mais plausível. Nós é que colocamos uma barreira espiritual entre nós e Deus, a qual nos impede de termos um relacionamento vivo com o Deus Vivo. Orgulho, mentira, falta de vigilância, confiança na carne, renunciar a Cristo e fugir dEle, seguir a Jesus de longe, sentar com inimigos de Cristo, desistir dEle, estes são alguns exemplos tirados dos momentos que antecederam as três vezes que Pedro negou a Cristo e cabe bem a nós analisarmos para que também não cometamos os mesmos erros. 
   Quantos Pedros tem dentro e fora dos templos eu não sei dizer, mas uma coisa eu digo: não contente-se menos do estar na Presença Imediata de Deus. Esse é um direito adquirido por Cristo para nós, seus irmãos.  

Pense nisto, VIVA EM CRISTO e que Deus te abençoe.
Pastor Edson

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário