Loja Zaion

ZAION STREET SURF WEAR

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O FRUTO DO ESPÍRITO - FIDELIDADE



"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei."(Gl 5.22,23).

   Fidelidade (Gr. Pistis) = fé, lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa. A fé é o princípio vivo, a essência das coisas que se esperam e a certeza das coisas que se não vêem(Hb 11.1). É a dependência absoluta e a confiança na Palavra de Deus e de Cristo(Mt 15.28).É entregar-se a um novo modo de vida, é uma das coisas mais importantes na vida de todo cristão: "ai de vós escribas e fariseus hipócritas! Pois que dais o dizimo da hortelã e endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, juízo, a misericórdia e a fé.(Mt 23.23)

   A Bíblia nos ensina que há duas fontes de fé: uma delas é a pregação: "A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus" (Rm 10.17); a outra é a que estamos estudando, ou seja, o Espírito Santo: O fruto do Espírito é... a fé (Gl 5.22). Mas somos advertidos pelo Espírito Santo que diz: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios...”(1Tm 4.1).  Apostatar é o mesmo que abandonar e isto é um grande perigo para a alma do cristão, visto que Jesus disse através de revelação ao apóstolo João: "Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida."(Ap 2.10). Sigamos o exemplo do velho apóstolo Paulo escrevendo sua última epístola ao jovem Timóteo: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé"(2 Tm 4.7).

   Ao analizarmos esta carta, notamos que o apóstolo se queixa de falta de fidelidade para com ele: “Fiz-me acaso vosso inimigo dizendo a verdade?”(Gl 4.16) e falta de fidelida com o Evangelho: "Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho,"(Gl 1.6); "Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado"(Gl 3.1); "Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade?"(Gl 5.7).
  
   Conseqüentemente e com toda probabilidade, o que Paulo está recomendando aqui, como um fruto do Espírito, é a fidelidade a Deus e à sua vontade. Contudo, isto não exclui, antes inclui, a lealdade para com os homens.

   Fidelidade é a característica de quem possui fé. A fé que não conduz o crente à fidelidade, não tem valor nenhuma para a prática na vida cristã, portanto é uma fé morta (Tg 2.14-26).

   Nas Escrituras Sagradas vemos Deus a procura de pessoas fiéis para habitar com Ele(Sl 101.6). Temos que ser fiéis em tudo, pois Deus habita em nós e Ele é fidelidade: “Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.”(Dt 32.4). 
 
  Vejamos o exemplo de Moisés que foi fiel em toda casa de Deus(Hb 3.5). Notamos que a fidelidade não caminha de mãos dadas com a ambição, pelo contrário, quando Deus quis matar o povo israelita no deserto, Ele disse a Moisés que faria dele uma nova nação. Moisés não hesitou em ter seu nome riscado do livro da vida a ver o seus irmãos destruidos(Ex 32.11,32). Também vemos a fidelidade de Moisés para com o povo quando não teve ciumes dos dois homens que começaram a profetizar, mas disse a Josué: "Tomara que todo povo do Senhor fosse profeta"(Nm 11.26-29). 

   Paulo diz que fidelidade é algo que é requerido de nós: "Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel"(1 Co 4.2). Este é o tipo de comprometimento e fidelidade do qual Moisés, Paulo e Jesus foram modelos, e este é o tipo de fidelidade que Deus quer ver em nós enquanto buscamos produzir os frutos do Espírito. 
 
Viva Em Cristo, um forte abraço e que Deus te abençoe.
Pastor Edson
 

2 comentários:

  1. Deus o abençoe continuamente pr. Edson, lhe dando sabedoria e poder ao divulgar s Palavra do Senhor Jeus!!!

    ResponderExcluir