Loja Zaion

ZAION STREET SURF WEAR

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

OS 400 PROFETAS E O PROFETA DO SENHOR

   Acabe foi um rei ímpio, fez o que era mal aos olhos do Senhor. Casou-se com Jezabel, filha do rei de Sidom, serviu e encurvou-se diante de Baal(1Rs16.31).Entre tantos erros cometidos pelo rei Acabe, rei de Israel, gostaria de destacar esse fato ocorrido e descrito no 1º livro dos Reis de Israel, no capítulo 22. 
   Josafá era o rei de Judá e desceu para um encontro com o rei de Israel, esse aproveitou a oportunidade para chamar Josafá para uma fazerm uma aliança e guerrear contra o rei da Síria. Imediatamente Josafá concordou dizendo que o povo seria um, como também os cavalos seriam como um só(vs1-4).
   Josafá pede para o rei de Israel consultar a palavra do Senhor, "então o rei ajuntou os profetas, até quase quatrocentos homens"(v6) que profetizaram em favor do rei e de seu suscesso nessa peleja. Porém, Josafá não deu muito crédito a esses "profetas" e disse: " Não há aqui ainda algum profeta do Senhor, ao qual possamos consultar?"(v7). Acabe lhe respondeu que ainda havia "um homem", Deus sempre terá um homen que não se dobre diante de Baal, que não aceite suborno e que não corrompa a Sua palavra. Micaías era esse homem, porém o rei enfatiza seu sentimento pessoal por ele dizendo que o odiava, pelo fato que ele só profetizava o mal e nunca o bem a respeito dele. Profeta do Senhor, não é igual aos profetas, que profetizavam somente o que rei queria ouvir. O profeta do Senhor, profetiza apenas e nada mais do que aquilo que o Senhor quer que ele diga. Glória a Deus por isso.

   Vejamos abaixo algumas qualidades dos profetas e do profeta do Senhor:

   profetas                                                       profeta
1) Quase quatrocentos                                  Apenas um homem

2) Profetizam aquilo que os ouvidos            Contra o ímpio, nunca dos homens querem ouvir(v6)                      profetizará o bem (8) 
 
3) Profetizam a todo momento(v10)           Profetiza apenas quando                                                                       Deus manda(v17)

4) Usam estratégias humanas(v11)               Tem visões(19)

5) Todos os carnais estarão errados(v12)      Sua voz é a palavra de                                                                          Deus(v20)

6) O mensageiro é igual aos profetas(13)       O mensageiro é                                                                                    espiritual(22)

7) Só predizem coisas boas(v13)               É apenas porta voz do                                                                         mal, vindo do Senhor(v23)

8) Falam bem ou mentem bem(v13)           Não sabe mentir(v15,16)

9) São arrogantes e estupidos(24)               Manso e humilde(25)

   O profeta do Senhor não aceita subornos e não se corrompe com imoralidades, mesmo que o preço a ser pago seja sua liberdade. Micaías estava preso por dizer a verdade e agora voltaria para a prisão sofrendo um castigo maior ainda, pois foi ordenado que ele deveria comer pão de angústia e beber água de amargura, no entanto, profeta do Senhor jamais volta atrás do que foi dito, pelo contrário ele reafirma sua confiança em ter sido instrumento de Deus: "Se tua voltares em paz, o Senhor não tem falado por mim"(v28).

   Minha oração é que Deus levante em nosso meio "profeta do Senhor".

  
Em Cristo, um forte abraço e que Deus te abençoe.
Presbítero Edson   

2 comentários:

  1. Amém! É com muita alegria que eu vos digo: Ele já levantou em nosso meio um profeta do Senhor conforme descrito em Malaquias 4:5 e Mateus 17:11. A mensagem que restaurará todas as coisas antes que venha o grande e terrível dia do Senhor está na terra nos chamando para um "Novo Nascimento." "O qual convém que o céu contenha até aos tempos da RESTAURAÇÃO de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio." (Atos 3.21) "Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas." (Amós 3:7). http://www.apalavraoriginal.org.br

    ResponderExcluir