Loja Zaion

ZAION STREET SURF WEAR

quinta-feira, 10 de maio de 2012

RESUMO DA AULA EM EFÉSEOS 1. 3-14

   A paz de Cristo Jesus esteja com todos.
   
   Pela graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, estivemos reunidos mais uma vez para estudarmos a palavra de Deus em uma aula muito proveitosa. Tivemos o Espírito de Deus como guia, para crescimento e edificação do corpo de Cristo. 
   Primeiramente digo que é impossível começar a estudar o versículo três sem lermos os versículos 1 e 2. 
   No primeiro versículo dessa carta aos Eféseos, temos muitos ensinamentos que passarei a descrevê-los superficialmente, pois não é nosso propósito fazer um estudo aprofundado desses, mas sim indicar um dos caminhos  que facilitam a hermenêutica do texto.  Cada palavra tem significado especial, pois estão ali porque o Espírito Santo assim o quis. Como já salientei em outro artigo, para chegar até o ouro e a prata o povo de Deus teve que cavar, os verdadeiros tesouros estão escondidos nessa terra que mana leite e mel. Assim também é com a palavra Rhema de Deus.
   Primeiramente o apóstolo Paulo nos diz que ele era apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus. Note que é esse o assunto do capitulo 1, pois vemos:
a) vontade de Deus (v1)
b) beneplácido da vontade de Deus (v5)
c) mistério da vontade de Deus (v9)
d) conselho da vontade de Deus(v11)
   Tal convicção de Paulo, sobre seu apostolado, ele nos dá em Gálatas 1.15 "Mas, quando aprouve a Deus,  que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para..." então não foi porque a igreja primitiva precisava de apóstolo, não foi por que Paulo era um erudito, mas sim porque foi da vontade de Deus. Foi uma chamada atemporal, ou seja, fora do tempo (no ventre).   Outro fato muito importante é que Jesus Cristo não foi revelado para ele e sim nele
   Uma das expressões preferidas do apóstolo Paulo é "em Cristo". Ele faz menção dela 36 vezes somente nessa carta. Por 42 vezes você verá a palavra "Deus", em uma epístola de 155 versículos. Chegamos a conclusão que a cada 2 versículos aparecerá a palavra "em Cristo" ou a palavra "Deus". É uma carta totalmente Cristocêntrica.
   Também encontramos no versículo 1, três características da igreja (corpo de Cristo): santos, fiéis e em Cristo.
   O beneplácito da vontade de Deus(v5). A palavra beneplácito vem do grego "eudokia" que quer dizer: bom intento, bom prazer, deleite. Ela vem da junção de duas palavras: eu = bom e dokel = ele agradou. Leia o versículo 5 novamente, Deus se agradou de nós, mesmo sendo pecadores como somos, cheios de falhas e defeitos. Paulo chega a dizer em Romanos capítulo 7.15-24 "...eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum...Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço...miserável homem que sou..."  Veja amados irmãos, que é o apóstolo Paulo que está falando isso. Agora como pode irmãos, Deus ter se agradado de nós? Medite nisso. No mesmo versículo Paulo nos diz que Deus nos predestinou para filhos de adoção. Paulo utilizou a palavra "adoção" pois era muito conhecida do povo romano, que literalmente dizia que um filho adotivo tinha todos os direitos legais dentro da casa dos pais. 
   O bom prazer de Deus para conosco é por causa de Jesus Cristo, da sua obra e do que Ele realiza em nós. Por Ele temos acesso ao Pai, por Ele somos herdeiros de Deus(Rm8.17). Jesus afirma categóricamente que não tem vergonha de nos chamar de irmãos (Hb2.11).
   No versículo 9, Paulo fala menciona o mistério da vontade de Deus. Mistério esse, que o apóstolo Pedro diz em 1Pe1.12 "...que os anjos desejam bem atentar". 
  Veja o mistério em Eféseos: 
a) mistério da vontade de Deus 1.9
b) mistério da graça 3.3
c) mistério de Cristo 3.4
d) mistério da igreja 3.9,10
e) mistério do evangelho 6.19
   Estudando esse mistério, você chegará a seguinte conclusão baseado no que disse Jesus: "Naquele dia, conhecereis que estou(Jesus) em meu pai, e vós em mim, e eu, em vós" (Jo14.20). No versículo 10 de Eféseos ele explica o mistério do verso 9 que é o de convergir todas as coisas em Cristo, na dispensação da plenitude dos tempos.
   Observe também que Paulo nos diz no versículo 11 que ouve um "conselho" no céu, onde decidiu-se sobre o propósito de Deus de nos fazer herança Sua. No versículo 13 e 14 ele volta a frisar e a dizer que o Espírito Santo foi nos dado como penhor, ou seja, como garantia que Ele irá nos remir. A palavra "conselho" vem do grego "boule" que quer dizer propósito, deriva do verbo grego "boulomai" = querer fazer deliberadamente, é a vontade vinculada ao amor. Já houveram outros conselhos no céu, quando por exemplo em Gêneses 1.26 Deus disse: "...Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...", e em Gêneses 11.7 "...desçamos e confundamos ali a sua língua...". Entre o Pai, Filho e Espírito Santo há unidade, há divindade, como bem descreve Paulo em Eféseos 4.5,6 " um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só  Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos".
  
   Em Cristo, um forte abraço e que Deus te abençoe.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário