Loja Zaion

ZAION STREET SURF WEAR

terça-feira, 10 de abril de 2012

RESUMO DA AULA EM HEBREUS 3.1-6 (parte 1)

Paz de Cristo Jesus esteja com todos.

   Hoje irei postar algumas riquezas que aprendemos estudando o texto acima. 

   Após uma leitura rápida podemos destacar alguns termos a serem compreendidos. As vezes o próprio texto dará explicação do termo e quando isso não ocorrer, devemos procurar a explicação em outro ou outros livros da Bíblia. Há também termos que se repetem e esses são de suma importância, muitas vezes será o assunto principal do parágrafo, capítulo ou do próprio livro/epístola.
   
Alguns termos que destacamos e precisamos conhecer antes de tentar compreender o texto.
   No versículo 1, temos:
   irmãos: quer dizer que estava sendo escrito para crentes.
  apóstolo: enviado. Como Moisés foi enviado para libertar o povo de Deus do Egito, Jesus foi enviado para libertar seu povo da opressão do nosso inimigo.
   vocação celestial:  o texto não explica, então primeiramente vamos ver o significado da palavra vocação, uma vez que celestial é algo do céu. Ela não aparece no Antigo Testamento, é uma palavra exclusiva do Novo Testamento e que significa propensão ou tendência para algo, do latim vocatio = chamado. Aparece dez vezes no Novo Testamento, e também não é por acaso, pois o número dez na Bíblia está ligado ao povo gentil, veja que em Gn 10 nasceu a primeira nação gentilica e em At 10 é feito a abertura do Evangelho de Deus para o povo gentilico. Os números também são muito importantes na Bíblia e devemos também atentar para eles sabendo seus significados, pois geralmente tem estreita relação com o texto ou fato descrito.
   A primeira vez que a palavra vocação aparece na Bíblia está registrado em Rm 11.29 "porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis", vemos Paulo também escrever em Fp 3.14 " prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". Aqui se lermos o contexto, Paulo está dizendo para esquecermos das coisas que para trás ficaram e prosseguir para o "alvo" pelo "prêmio", note que o alvo é o prêmio, isto é, o alvo é Cristo e o prêmio também é Cristo. Então somos vocacionados para atingir o alvo que é Cristo para receber o prêmio que é Cristo, ou seja, de viver em Cristo, por Cristo e para Cristo. Somos vocacionados a caminhar como corpo de Cristo(igreja - Rm 12.5) para sermos o corpo de Cristo, do qual Ele é o cabeça desse corpo (Cl 1.18; Ef 5.23). Paulo diz para cada um ficar na vocação em que foi chamado (1Co 7.20).
   Ainda no verso 1 entramos a palavra sumo-sacerdote que o texto de Hb 5.1-5 irá explicar que é Deus quem escolhe, é tomado dentre os homens e qual era sua função no A.T. 
Outra palaavra que também encontramos é:
confissão: Note que no A.T. está relacionado com o pecado (Js 7.19; Ed 10.1,11; Ne 9.3), porém no N. T. está relacionado a testemunho (Rm10.9; 1Tm 6.12; Lc 12.8). Diante de todas essas informações podemos compreender melhor o versículo 1 do capítulo 3 de Hebreus.


   Falarei em breve dos versículos seguintes, onde duas palavras se destacam: edificar e casa. São muito importantes e por isso também devem ser estudadas e compreendidas. Uma  aparece 3 vezes e a outra 6 vezes.


   Até breve.
   Em Cristo, um forte abraço e Deus abençoe.

Um comentário:

  1. É de muita edificação esses esclarecimentos a respeito desse versículo da Carta aos Hebreus..Deus te abençoe poderosamente

    ResponderExcluir