Loja Zaion

ZAION STREET SURF WEAR

sexta-feira, 30 de março de 2012

1 CORINTIOS 10.1-6

   Estamos estudando a apostila Bibliologia a alguns meses, porém na última reunião, o Espírito Santo me conduziu a um assunto não contido nela e dessa forma usar de estratégia para praticarmos o estudar/meditar na sua Palavra, que é bem diferente de ler.  Uma vez que o assunto dessa primeira apostila é um pouco cansativo, então nos primeiros 15 minutos, começamos examinando o texto da 1ª carta aos Corintios no capítulo 10, versículos de1-6, onde encontramos ali muitas figuras do antigo testamento, e é de suma importância sabermos seus significados. No próprio versículo 6 desse texto está dizendo: "E essas coisas foram-nos feitas em figuras..." Figuras(Hb 8.5) e sombras(Cl2.7) são termos utilizados para falar de algo, alguém ou alguma coisa do Antigo Testamento que serve para exemplificar o que ocorreria no Novo Testamento. Vou exemplificar para ficar mais claro:
   Todos sabemos que Adão é uma figura de Cristo. Mas como sabemos disso? Vejamos: Adão foi criado para ser perfeito, como Cristo o é, foi criado sem pecado como Cristo o é. Na Bíblia vemos Paulo dizendo: "Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, poré, é espirito vivificante." 1Co 1515 e continua explicando "O primeiro homem(Adão) da terra é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu" !Co 15.47. Nesse caso alguém poderia até dizer: mas Jesus não foi o segundo homem, e sim Caim, o filho de Adão. Porém nesse caso específico Deus está falando de uma "espécie humana". Os que nascem de Adão, são pecadores, porque por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens. por isso que todos pecaram. (Rm5.12), mas os que nascem segundo Cristo, que é do céu, esse é espiritual, porque ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu (Jo3.13). Quando Nicodemos um doutor da Lei em Jerusalém, procurou Jesus para conversar, ficou muito interessado em saber sobre como um homem, sendo velho poderia nascer de novo, para então ver o Reino de Deus? Observe no texto que a resposta de Jesus vem completa, por que Nicodemos queria saber apenas como fazer para ver o Reino de Deus e Jesus explica como entrar no Reino, uma simples troca de palavra, ver por entrar,  faz uma enorme diferença! "aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus." Jo 3.5
   Então no texto de 1Co15 vimos a núvem, o mar, Moisés, manjar espiritual, pedra espiritual sendo figuras que estão no Antigo Testamento.

   Para praticarmos e meditarmos na Palavra de Deus, ficou como lição para o próximo mês que discutiremos nos primeiros 15 minutos, o texto de Hebreus 3.1-6.

   Comentários e opiniões dos textos lidos ou textos para estudarmos podem ser deixados aqui no blog. Esse espaço foi criado para isso mesmo.

   Em Cristo, um forte abraço e Deus abençoe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário